sexta-feira, 17 de maio de 2013

O fim do projeto

Podem ser listados vários motivos. Podem ser citados alguns culpados por lances isolados, como Cris e Vargas, mas, dentre eles há um principal, alguém em que a torcida do Grêmio pode colocar toda, ou quase toda, culpa pela eliminação em uma Libertadores na qual chegar na final era questão de tempo. Pelo elenco montado, pela motivação do novo estádio e pela tradição do tricolor na competição continental, o Grêmio era favorito para conquistar o tricampeonato. E a somar com estes fatores, tinha um treinador com uma carreira recheada de títulos, que ganhou tudo, menos a Libertadores. E é este o grande culpado pela precoce eliminação gremista na competição sul-americana: Vanderlei Luxemburgo.
É extremamente comum no futebol culpar o treinador por uma derrota. Afinal, é muito mais fácil culpar um do que onze. Mas não é o caso do Grêmio. É visível, e a grande maioria da torcida compartilha da opinião de que Luxa é o culpado pela péssima temporada que o Grêmio vem fazendo nesse ano. O projeto de Vanderlei fracassou por diversas vezes, como em dois Gauchões, uma Copa do Brasil, uma Sul-Americana e teve o pior de seus fracassos na eliminação de ontem pela Libertadores da América. O insucesso da passagem de Luxemburgo no tricolor tem vários motivos, como eliminações "planejadas" no campeonato estadual, jogadores mal escalados e jogadores que não deviam nem estar no elenco do Grêmio, que foram pedido do treinador. 
Não foi apenas ontem que o Grêmio não jogou bem, isso vinha acontecendo desde o primeiro jogo do ano, contra a LDU, as exceções dos jogos contra Fluminense, no Rio, e Caracas, em Porto Alegre. Algumas vitórias aconteceram, mas sem convencer o torcedor, que já não se mostrava satisfeito com o futebol apresentado na temporada, e sempre desconfiou no trabalho de Luxemburgo. Era questão de tempo que o fracasso viesse. Era visto que o Grêmio não conquistaria o tri da América neste ano, apesar do elenco montado, da Arena e da presidência do vitorioso Fábio Koff, a torcida não tinha confiança no seu treinador. 
Desde o apito final do jogo de ontem, a saída de Luxemburgo vem sendo cada vez mais especulada, e essa saída deve acontecer o quanto antes, para o bem do Grêmio. Existem dois nomes muito fortes e citados pela torcida, ambos seriam boas escolhas para comandar o Grêmio, já chegaram a final de Libertadores e são ídolos do tricolor, são eles Renato Portaluppi (dispensa apresentações) e Mano Menezes, que levou o Grêmio à final da Libertadores com um time inferior, no papel, mas com muita raça. Particularmente, eu contrataria o Mano Menezes. E ainda há um outro nome citado pelas notícias e por alguns torcedores, que é muito conhecido por Grêmio e Internacional e que, ao contrário de Luxemburgo, já foi campeão da Libertadores... Celso Roth.

Nenhum comentário:

Postar um comentário